• Bom da Fazenda

Posso comer a casca do queijo? Confira aqui!


Comer queijo é sempre uma delícia. Mas sempre há dúvidas em relação aos diversos tipos de queijos encontrados no mercado, sejam eles artesanais ou industrializados. Uma dessas dúvidas está relacionada à casca: Posso comer a casca do queijo?

A casca não existe em todos os queijos, mas serve como proteção. Ela tem a função de ajudar o queijo a desenvolver sua textura, sabor, aroma, manter sua umidade interna e evitar que estrague. A maioria das cascas forma uma camada compactada de queijo, totalmente comestível, onde habitam bolores, leveduras e bactérias.

Existem outros tipos de cascas que, com certeza não são comestíveis entre cascas de madeira, tecidos ou a capa plástica ou de cera usada em alguns queijos. Já em alguns queijos envelhecidos como o parmesão, por exemplo, são muito difíceis de morder, pois a massa externa seca com o tempo de envelhecimento.

Separamos pra você algumas dicas sobre as cascas comestíveis ou não (fonte site Cozinha Técnica), confira:

PODEM SER COMIDOS COM CASCA:

Queijos de massa mole com mofo branco, como o Brie e o Camembert, tem uma fina crosta de bolor Penicillium branco, que se tornam impregnadas de pigmentos vermelhos, castanhos e amarelos à medida que esses queijos maturam. Recomendamos fortemente que a casca desses queijos seja comida.


Queijos de massa mole com casca lavada, como o Époisses de Bourgogne ou o Reblochon, também possuem uma casca muito saborosa e que deveria ser comida. Mas nesses casos, recomendamos saborear o queijo com e sem casca, para perceber a diferença de sabor entre o centro do queijo, cujo sabor é mais sutil, e sua casca de sabor pronunciado.


No caso de queijos de massa semidura, tais como o Tomme de Savoie, a casca é perfeitamente comestível, mas muitas pessoas preferem retirá-la devido ao sabor forte e à aparência pouco convidativa.



NÃO PODEMOS COMER, MAS PODEMOS APROVEITAR AS CASCAS

Queijos de massa dura, como o Parmesão (foto) e o Gruyère, ao contrário do que muitos pensam, possuem cascas comestíveis. Mas seu envelhecimento torna suas cascas muito difíceis de morder e na maioria das vezes são descartadas. A casca pode ser adicionada à molhos e caldos ou simplesmente ralada para ser utilizada com massas.



CASCAS DE QUEIJO QUE NÃO DEVEM SER COMIDAS


Alguns queijos, como alguns tipos de Cheddar, são vendidos com um fino tecido o envolvendo. Este tecido deve ser retirado. Outros queijos, como o Gouda, possuem uma capa plástica, geralmente de cor vermelha ou preta. Esta capa também deveria ser descartada.

Fonte: Portal do Queijo. Conheça nossos queijos: https://www.bomdafazenda.com/queijos-recheados

0 visualização

© 2018 Criado por We Like Comunicação

www.welikecomunicacao.com

siga-nos

Laticínio Serra da Estrela
Rodovia SP 344 Km 277 - Divinolândia - SP