• Bom da Fazenda

Faça você mesmo: harmonize queijos e vinhos


Que queijos e vinhos são a combinação perfeita, todo mundo sabe!

É preciso saber harmonizá-los, pois queijos e vinhos têm características marcantes, por isso é necessário estar atento aos detalhes na hora de combinar os dois. Nós do Bom da Fazenda resolvemos trazer essa dica preciosa pra você degustar o queijo que você gosta com vinho certo.

Queijos frescos

Começando pelo básico! Para os frescos e os frescos curados, que não têm um gosto muito marcante ou forte, o bom é combinar com vinhos brancos leves. Quanto mais frutado e refrescante, melhor! A acidez elevada irá equilibrar com a acidez do queijo, ficando uma delícia para o paladar. Sauvignon Blanc e espumantes são a nossa dica para os queijos frescos.

Queijo Branco e Macio

A massa dos macios, como brie, camembert e o queijo recheado Bom da fazenda é firme e muito cremosa, levemente amanteigada. Mais um ótimo acompanhante para espumantes, os queijos brancos têm uma harmonização perfeita com, principalmente, Champagne. Tudo parece combinar nesse par: desde o equilíbrio na acidez até o sal do queijo com a efervescência do vinho. Outra opção que também vai bem é o saboroso Riesling. Dependendo do queijo, também vale apostar nos Pinot Noir frutados e com taninos macios.

Queijos Semiduros

Os queijos semiduros, como o prato, cheddar, gruyère e gouda, têm uma doçura discreta, resultado da fermentação dos queijos desse estilo. Por seu gosto adocicado no paladar, eles ficam perfeitos quando harmonizados com vinhos brancos aromáticos, como os Rielsing. Outro que dá uma combinação incrível com os semiduros é o Pinot Noir, com seu toque leve e frutado.

Queijos Duros

Para quem não consegue abrir mão de um vinho tinto e encorpado, essa é a melhor opção. Esses queijos, como o Grada Padano e o Pecorino, muitas vezes com textura quebradiça e granulosa, alguns até levemente crocantes. Justamente por um sabor com tanta personalidade, é preciso de um vinho com sabor marcante, também. Um Chianti cai super bem com esse tipo de queijo, não tem erro!

Queijos azuis

Os azuis, como o gorgonzola ou o roquefort, já são famosos pelo sabor intenso e sua textura macia, eles precisam de muito cuidado na hora de harmonizá-los com vinho. Com seu teor elevado de sal, a combinação com um vinho com muitos taninos pode criar um sabor metálico pelo conflito de dois sabores marcantes e fortes juntos. Por isso prefira um vinho doce, como o vinho do Porto – recomendamos o Taylors Porto Fine Tawny.

Lembre-se que queijos e vinhos possuem gostos e características particulares que devem ser levadas em consideração na hora de harmonizá-los. Porém seu gosto pessoal é o que prevalece no momento da escolha, portanto, sinta-se à vontade para criar combinações e compartilhe com a gente sua experiência!

Fonte: Bebidas Famosas


Onde encontrar os Queijos Recheados Bom da Fazenda

0 visualização

© 2018 Criado por We Like Comunicação

www.welikecomunicacao.com

siga-nos

Laticínio Serra da Estrela
Rodovia SP 344 Km 277 - Divinolândia - SP