• Bom da Fazenda

A interessante história do surgimento do Fundue!

Atualizado: 14 de Out de 2019


A fondue (palavra feminina que significa fundido ou derretido) foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial por meados de 1930. E não foi nem por inovação na cozinha: foi por necessidade mesmo. Por causa das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades.

O jeito, era reaproveitar o resto do que sobrava, e o que sobrava era queijo, já que a maioria dos camponeses vivia de produzir leite. Com as misturas dos queijos a ideia era produzir uma sopa, um alimento nutritivo e quente, que desse conta de espantar um pouco do frio. A mistura ficava no fogo até derreter. Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava.

A Segunda Guerra Mundial terminou em setembro de 1945, mas o fondue só se tornou realmente famoso na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa.

Apesar de ter surgido de forma rústica, a fondue se tornou uma comida refinada. Isso porque os ingredientes utilizados possuem um preço um pouco elevado, como é o caso dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyère.

Hoje, quando nos sentamos para degustar esse prato tão refinado, pouco sabemos sobre sua história. O jeitinho de tratar o nome pode enfrentar alguma resistência à mudança, mas a receita se adaptou nos últimos anos e, hoje, não fica só no “queijo derretido e pão”.

Agora que você já conhece a história, essa é mais uma para contar nas muitas noites de fondue! Mas pra deixar as suas noites de fundue ainda mais deliciosas e práticas o Bom da Fazenda criou o Fundue Fácil de Microondas, preparado em menos de 10 minutos, sem esforço, sem louças sujas e ainda mais saboroso. Para saber mais sobre o fundue do Bom da fazenda clique aqui.

Conheça nossos queijos recheados: https://www.bomdafazenda.com/queijos-recheados

Para saber onde encontrar, acesse: https://www.bomdafazenda.com/onde-encontrar

Fonte: Site Portal São Francisco

31 visualizações

© 2018 Criado por We Like Comunicação

www.welikecomunicacao.com

siga-nos

Laticínio Serra da Estrela
Rodovia SP 344 Km 277 - Divinolândia - SP