• Bom da Fazenda

Está de dieta? Saiba se ricota engorda ou emagrece!


Um dos maiores problemas enfrentados por quem está em dieta para emagrecer é a substituição de alimentos gordurosos e ricos em calorias por alimentos mais leves, menos calóricos e mais saudáveis. Muitas vezes as pessoas acabam não conseguindo manter o foco em uma dieta, por ter que abrir mão de alimentos que gosta ou que está acostumado, por outros, que julga serem menos saborosos. Um dos casos mais comuns é a substituição de queijos.

Os queijos amarelos são mais calóricos por possuírem mais gordura em sua composição. Já, os queijos brancos, são aqueles que podem ser integrados com moderação nas dietas que tem como objetivo a perda de peso ou a manutenção do peso. Claro que de vez em quando pode-se comer um queijo amarelo em pequenas quantidades, mas no dia a dia dê preferência aos brancos, preferencialmente a ricota.

Calorias e gordura na ricota

Muitas pessoas acreditam que o queijo ricota engorda por conter muitas calorias. De fato, uma porção de 1 xícara de ricota contém 428 calorias e 31,9 g de gordura. A maioria das gorduras totais – 20,4 g – vem de gordura saturada, por isso ela deve ser consumida com cuidado por quem sofre de doenças cardíacas.

Mesmo na versão integral, no entanto, não seria totalmente correto afirmar que a ricota engorda, pois ela provavelmente será consumida em pequena quantidade, como 1 ou 2 colheres de sopa, e não uma xícara inteira.

Benefícios da ricota

A ricota, para começar, é um alimento rico em cálcio, agindo assim no fortalecimento dos ossos e dentes. Também ajuda diretamente na obtenção de massa magra, pois possui um índice alto de proteína que dá mais energia aos treinos e tem a mesma calorias de alguns suplementos.

Além de fazer bem para a saúde por possuir baixos índices de gordura, a ricota emagrece e é também um alimento versátil, que pode integrar inúmeras receitas tanto doces como salgadas.

A ricota é um queijo sofisticado que pode tanto ser utilizado para lanches rápidos com pão ou farinha de mandioca, quanto em pratos mais elaborados e elegantes. Assim, ela pode integrar panquecas, tortas, bolos, saladas, patês e muitas outras receitas.


Fonte: Nutricionista Dra. Patricia Leite

30 visualizações

© 2018 Criado por We Like Comunicação

www.welikecomunicacao.com

siga-nos

Laticínio Serra da Estrela
Rodovia SP 344 Km 277 - Divinolândia - SP