Curiosidades sobre queijos que você não sabia

Bom da Fazenda
Bom da Fazenda

Queijos recheados de Azeitona, Tomate Seco, Damasco e Avelã, Cheddar, Tradicional e muito outros produtos.

Bom da Fazenda
Bom da Fazenda

Queijos recheados de Azeitona, Tomate Seco, Damasco e Avelã, Cheddar, Tradicional e muito outros produtos.

Sabia que existem mais de 2.000 variedades de queijos no mundo? Isso mesmo, se você adora queijo precisa conhecer essas 9 curiosidades que separamos para você!

1. A iguaria já faz parte da história, nada menos do que 12 mil anos antes de Cristo. Diz a lenda que o queijo teria sido descoberto por um dos filhos de Apolo, Aristeu, Rei da Arcádia.

2. A primeira fábrica de queijo foi inaugurada na Suíça em 1815. Até então eram feitas em casa e com uma finalidade eminentemente prática: evitar estragar o excedente de leite.

3. A Grécia é o país onde o queijo é mais consumido no mundo, com mais de 37 quilos por habitante por ano. Na Espanha, a região mais autônoma são as Ilhas Canárias, onde consomem em média mais de 9 quilos por pessoa por ano (2 quilos a mais do que a média nacional). Eles são seguidos por Múrcia, Valência e Astúrias.

4. O maior produtor de queijo do mundo é os Estados Unidos. Concentra 30% da produção mundial, com mais de 4.300 toneladas por ano. Ele é seguido pela Alemanha, com mais de 1.900 toneladas.

5. O queijo mais caro do mundo é o ‘Pule’, feito na Croácia. Seu preço pode chegar a 1.000 euros por quilo. É feito nos Bálcãs com um leite de uma raça especial de jumentos dos quais restam apenas 100, daí o seu preço proibitivo. Para obter um quilo de queijo ‘Pule’, são necessários 25 litros de leite.

8. Qualquer leite é usado para fazer queijo: vaca, cabra, ovelha, burro, búfalo … e até mesmo alce! Na Suécia é feito um queijo exclusivo e único, com leite de alce que é ordenhado por mais de duas horas seguidas. Também é um dos queijos mais caros do mundo: custa cerca de 980 euros por quilo.

9. O primeiro queijo recheado do Brasil é do Bom da Fazenda. Há 7 anos o queijo recheado começou a ser fabricado por dois irmãos na cidade de Divinolândia, interior de São Paulo. Hoje os queijos são produzidos pelo Laticínio Serra da Estrela (laticínio criado pelos dois irmãos). Os queijos recheados são feitos de muçarela com requeijão e possuem 5 sabores diferentes: Tradicional (com recheio de requeijão), Azeitona, Cheddar, Damasco com avelã e Tomate seco. Aos poucos os queijos recheados do Bom da Fazenda estão sendo expandidos para todo o Brasil.

Para saber onde encontrar os queijos recheados, acesse: www.bodafazenda.com/onde-encontrar

Fonte: Parte do conteúdo dessa matéria foi retirado dos site “Queijos Brasil” e “Site de Curiosidade” https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/8-curiosidades-sobre-queijos-que-voce-deveria-saber.html

https://www.queijosnobrasil.com.br/portal/tudo-sobre-queijo/146-historia-dos-queijos

Post Recentes